^

Comemorar a vitória após vencer a luta contra o câncer é extremamente necessário. Mas para quem enfrentou esta guerra deve saber quais hábitos podem complicar o pós-operatório do câncer. E este é o tema do blog de hoje do Instituto Patologia Feminina.

Quais hábitos podem complicar o pós-operatório do câncer?

Se você ou alguém que você ama já enfrentou a batalha contra o câncer e venceu, saiba que estamos muito felizes por você. A missão de quem luta todos os dias no ramo da saúde é ser o canal que proporciona o resultado positivo a quem nos procura.

No entanto, quem lutou tanto tempo para dar essa volta por cima deve saber que a jornada ainda continua. É muito importante adotar um estilo de vida que mantenha sempre sua saúde em ótimo estado, principalmente durante a fase do pós-operatório.

Vencer a luta contra o câncer requer alguns cuidados. Atrelado a isso, escolhas saudáveis diminuem as chances de retorno da doença. Veja quais hábitos podem complicar o pós-operatório:

 

  • Fumar

Se você fumava antes, tente parar. Fique longe de outros fumantes. O tabagismo pode causar câncer em todo seu corpo. 

  • Consumo de bebida alcoólica

Limite a quantidade de álcool que bebe, quanto mais você beber, maiores são as chances de a doença retornar.

  • Exposição ao sol

Proteja sua pele do sol e evite bronzeamento artificial. Os raios ultravioletas podem causar o câncer de pele.

  • Falta de controle com o peso ideal

O sobrepeso e obesidade estão relacionados a pelo menos 13 tipos de câncer. Procure adotar hábitos alimentares saudáveis e iniciar a prática esportiva para controlar melhor seu peso ideal.

 

Ao final do tratamento, o médico dirá o tipo de acompanhamento que precisará ser realizado. Reforçamos a importância de seguir todas estas instruções passadas, pois os testes podem ajudar a encontrar sinais precoces de um possível retorno da doença.

Ao visitar um especialista, é fundamental que o paciente tenha em mãos todo o histórico de exames, informações sobre o câncer e o tratamento. O Instituto Patologia Feminina reforça que qualquer sintoma incomum que perceba em seu corpo, procure seu médico. Precisando, conte conosco que ficaremos felizes em ajudar.

Icon Email
Cadastre-se

para receber informações sobre o assunto

WhatsApp - Instituto de Patologia Feminina
Enviar