Existem situações nas nossas vidas que não se pode deixar para resolver amanhã. Sua importância é imediata. O Outubro Rosa é uma destas situações que precisam de atenção e funcionam como um alerta para hoje mesmo.
Como todos já sabem, o Outubro Rosa é a campanha mundial de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para alertar a todos não só sobre o risco, mas também como podemos prevenir uma doença que afeta mulheres no mundo todo.
Vale lembrar que o significado da campanha não é o de voltar nossa atenção para o problema apenas no mês de outubro. É durante a campanha que reforçamos a nossa comunicação para a importância da causa, mas ela deve ser observada o ano todo. No artigo de hoje do Instituto Patologia Feminina, vamos abordar algumas questões sobre este tema.
Como Diagnosticar e Prevenir o Câncer de Mama?
Existem algumas maneiras de se diagnosticar o câncer de mama. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Além do exame clínico das mamas, exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética ou outro exame de imagem pode ser solicitado. Lembramos que a confirmação só é feita por meio da biópsia, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por procedimento médico.
As formas de prevenir o câncer de mama estão extremamente ligadas ao controle dos fatores de risco da doença. Veja algumas medidas preventivas:
- Atividade física regular,
- Controle do peso corporal ideal,
- Alimentação saudável,
- Redução ou eliminação do consumo de bebidas alcoólicas.
- E a amamentação.
Qual a Importância da Mamografia?
A mamografia é o método mais eficaz de descobrir o câncer de mama antes do diagnóstico feito pelo exame clínico. Ela é o principal meio de prevenção ao câncer de mama. O recomendável é que seja feito todos os anos pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade. Confira 5 razões para fazer a mamografia:
1 – Quanto mais cedo forem diagnosticadas as lesões pré-malignas, maior é a chance de cura;
2 – No início da doença, as cirurgias são menos radicais e preservam mais a mama;
3 – Com a detecção da doença no início, a reabilitação física e psíquica é maior e a paciente volta mais rápido às suas atividades;
4- O câncer de mama é uma das maiores causas da morte de mulheres por câncer no mundo;
5 – Uma mulher que se preocupa com a sua saúde aumenta a autoestima e o carinho por si mesma.
Se toque e se previna! Um ato que pode salvar sua vida. Instituto Patologia Feminina e Você juntos no Outubro Rosa.